Cúrcuma, um poderoso anti-inflamatório contra o Câncer

Sabe-se que o Câncer vem crescendo no Mundo e acometendo milhares de pessoas que estão enfrentando os dissabores desta terrível doença que causa uma baixa imunológica no organismo e adoece as células de defesa.

Muitas pesquisas apontam para alimentos e estilo de Vida que tornariam o corpo mais saudável e imune das células cancerígenas.

Em busca por alimentos que possam tornar o Organismo mais resistente ao Câncer, destaco a Cúrcuma (ou açafrão da terra), que é um poderoso tempero asiático que já é produzido e comercializado em diversos países.

Em meu Programa Alimentar Os Cinco Sabores coloco muitos pratos e receitas com este tempero, pois já conheço os benefícios que a Cúrcuma traz para a saúde.

A raíz da Cúrcuma origina um pó amarelo que é o principal condimento do curry. É também um dos ingredientes mais comumente utilizados na medicina Ayurvédica por suas propriedades anti-inflamatórias.

Nenhum outro ingrediente nutricional é tão poderosamente anti-inflamatório quanto o pó amarelo dessa raíz.

 

 

PESQUISAS

A principal molécula responsável por esse efeito é a Curcumina. Em laboratório, ela inibe o crescimento de um número muito grande de cânceres: cólon, próstata, pulmão, fígado, estômago, mama, ovário e leucemia, por exemplo.

Age também sobre a angiogênese e força as células cancerosas a morrer (pelo processo de suicídio celular chamado `apoptose ´).

Entre os camundongos, a curcumina previne o surgimento de vários tipos de tumores induzidos por carcinogêneses químicas. Além disso, inibe o crescimento de tumores humanos quando implantados em camundongos.

 

Não é, portanto, surpreendente que em idade idêntica os indianos tenham oito vezes menos cânceres de pulmão que os ocidentais, nove vezes menos cânceres de cólon, cinco vezes menos cânceres de mama, dez vezes menos cânceres de rins e cinquenta vezes menos cânceres de próstata. E isso apesar de uma exposição a múltiplos cancerígenos presentes no meio ambiente, numa escala provavelmente pior do que no Ocidente.

A Cúrcuma é mencionada nos tratados médicos da índia, da China, do Tibete e do Oriente Médio há mais de dois mil anos.

  Lasanha Nutritiva - fácil e deliciosa

Um dos pesquisadores de Oncologia mais citados no Mundo, Bharat Aggarwal demonstrou que a Curcumina é muito ativa nas células cancerosas e em 2005, provou que a Curcumina era capaz de agir em tumores de mama implantados em camundongos que não reagiam mais à quimioterapia.

Nos camundongos, a adição de doses nutricionais de curcumina reduzia de maneira impressionante a progressão das metástases. Ainda se encontravam micro-tumores disseminados nos pulmões, mas, na maioria dos casos, eles não podiam mais aumentar e não apresentavam perigo real.

 

Estudos mostram, ainda, que quando adicionada à pimenta ou ao gengibre, a absorção da curcumina é potencializada em até 2.000 vezes mais no organismo. Por isto, quando utilizado na forma de Curry, a Curcumina tem uma ação muito mais potente de absorção.

Ler matéria sobre Curry, já escrita aqui no meu Blog: Temperando a Vida

Receitas com Curry você encontra no Programa Alimentar Os Cinco Sabores :

 

Share:

Deixe uma resposta